Uma das perguntas mais comuns que estamos recebendo é: "quando é o momento certo para meu filho se mudar para a próxima cadeirinha?" – e essa é uma pergunta muito importante! Diferentes regulamentos focando em peso, altura e idade e pode torná-lo bastante confuso. Por isso, coletamos uma visão geral de quando trocar assentos de carro para seu filho.

Categorizamos as diferentes etapas da cadeirinha infantil na vida de uma criança em três grupos:

1) Assentos de carro desde o nascimento até 1 ano ou 13kg

2) Assentos de carro para crianças de 0 anos até 4 anos

3) Assentos de carro para crianças de 9 meses até 12 anos

Ao escolher um assento para o seu recém-nascido, há dois caminhos que você pode escolher: ou usar um bebê conforto de 0 meses a 1 ano aproxidamente, seguido por um assento infantil até aproximadamente 4 anos; ou usar um assento 2 em 1 de 0 a aproximadamente 4 anos.

Ao usar um assento 2 em 1, só é relevante neste artigo que você saiba quando mudar para um assento para crianças mais velhas. Quando remover a inserção do bebê do seu assento 2 em 1 é definido pelo manual do usuário do seu assento.

 

BEBE CONFORTO

Se você escolher o caminho de ter um bebê conforto "clássico" para o seu recém-nascido, estes são normalmente usados até aproximadamente 12 meses e apresentam uma alça de transporte que facilita o translado para fora do carro. Os bebe confortos são sempre instalados de frente para trás no carro. Eles podem ser instalados com cinto de seguranca do veículo ou para alguns assentos com uma base ISOfix adicional, ambos sendo igualmente seguros quando instalados corretamente.

Quando mudar do bebe conforto para um assento infantil

Nós da Oikos baby recomendamos que você use um bebe conforto pelo maior tempo possível, pois oferece ao seu bebê uma ótima proteção lateral. No entanto, você pode considerar mudar para uma cadeirinha infantil mais cedo. Nestes casos, recomendamos que você só mude para uma cadeirinha infantil quando seu bebê pode sentar sozinho, pois os assentos de carro infantil normalmente são mais eretos e dão um pouco menos de estabilidade do que os bebe confortos.

Dependendo de qual cadeira você está escolhendo, certifique-se de que seu filho atingiu o requisito mínimo desse assento. Com base em sua regulamentação, este pode ser um peso mínimo ou uma altura mínima.

Passo 1: Verifique a limitação peso/altura do seu assento

Se o seu bebe conforto for aprovado para ece R44-04, então seu assento tem um peso máximo com base em sua aprovação. Este peso máximo não deve ser excedido. Mas isso não significa que você sempre pode usar seu bebe conforto até que você tenha atingido esse peso máximo, muitas vezes os bebês superam seu assento em altura antes de atingir o peso. Para isso, confira o passo 2!

Se o seu bebe conforto for aprovado para a ONU R129, então ele tem uma altura máxima dada pela sua aprovação. Esta altura máxima não deve ser excedida. Na maioria dos casos, a altura máxima marca o final de quando você pode usar o assento, mas além disso também verifique a etapa 2!

Passo 2: Verifique os cintos de ombro e a distância até o topo do assento

Quando o ponto mais alto da cabeça do bebê estiver a aproximadamente 2 dedos do ponto mais alto da concha do assento, você deve mudar para um assento infantil.

Idealmente, você deve procurar assentos para crianças já algum tempo antes de seu bebê chegar a este ponto.

Esta distância de dois dedos é recomendada, pois inclui um "buffer" para o movimento ascendente em caso de acidente. Tal movimento pode acontecer se os cintos não estiverem perfeitamente apertados. Mesmo sabendo que os pais fazem o seu melhor para sempre apertar os cintos corretamente, isso pode acontecer – quando em uma corrida ou se o bebê se move muito – que os cintos não são tão apertados quanto deveriam ser.

Além disso, verifique como os cintos de ombro estão nos ombros do seu bebê e o que o manual do usuário do seu assento aconselha sobre isso. A maioria dos fabricantes diz que as correias de ombro não devem vir de baixo dos ombros do seu bebê. Então, se os cintos de ombro não estão mais vindo direto para os ombros quando tem o encosto de cabeça/cintos no ajuste mais alto, então é hora de mudar também.

 

ASSENTOS DE CARRO PARA CRIANÇAS para uso de 0 anos até 4 anos

Se você escolheu o "caminho clássico" e tinha um bebe conforto antes, a cadeirinha infantil é a segunda cadeirinha para seu filho. Pode ser usado de Recem nascido até aproximadamente quatro anos, dependendo da altura e peso do seu filho. De acordo com o regulamento UN R129 (i-Size), as crianças devem permanecer voltadas para trás por pelo menos 12/15 meses. Alguns assentos deste grupo podem ser usados tanto voltados para trás quanto para frente.

Quando mudar para a cadeira infantil?

Nós da Oikos baby aconselhamos que você mantenha seu filho voltado para a retaguarda pelo maior tempo possível. Portanto, recomendamos que você mova seu filho para um assento maior somente quando todas as três condições seguintes forem atendidas:

  1. Seu filho deve ter pelo menos quatro anos de idade.

  2. Seu filho atingiu o requisito mínimo da cadeira (15kg quando aprovado para ECE R44 ou 100cm quando aprovado na ONU R129) – isso é legalmente vinculativo pela regulamentação

  3. Seu filho tem maturidade mental para ficar parado no banco de trás. Ao se inclinar muito para a frente, seu filho está fora da zona de proteção do assento, então o assento não protegeria seu filho como pretendido.

Quando parar de usar seu assento de criança (0/4 anos)?

Passo 1: Verifique a limitação peso/altura do seu assento

Se o seu assento infantil for aprovado para o UN R129, você tem que parar de usar seu assento assim que a altura máxima do seu assento de acordo com a sua aprovação for atingida. Além disso, os assentos UN R129 instalados pela ISOfix também têm uma limitação de peso que você pode encontrar no adesivo de aprovação do seu assento e/ou manual do usuário. É hora de mudar para outro lugar uma vez que seu filho tenha atingido uma das duas limitações, o que vier primeiro.

Se o assento do seu bebê for aprovado para ece R44-04, o assento tem um peso máximo que você pode encontrar no adesivo de aprovação do seu assento e manual do usuário. Uma vez que seu filho tenha atingido esse máximo, você tem que mudar. No entanto, praticamente você pode nem sempre ser capaz de usar o assento até o peso máximo como seu filho pode superar o assento em altura antes. Confira o passo 2 para isso!

Passo 2: Verifique os cintos de ombro e o nível de encosto da cabeça

Quando o topo das orelhas da criança atinge o ponto mais alto do encosto da cabeça, é hora de mudar.

Além disso, verifique como os cintos de ombro estão sentados nos ombros do seu filho e o que o manual do usuário do seu assento aconselha sobre isso. Muitos fabricantes dizem que as correias de ombro não devem vir de baixo dos ombros do seu filho. Então, se os cintos de ombro não estão mais vindo direto para os ombros quando tem o encosto de cabeça/cintos no ajuste mais alto, então é hora de mudar também.

ASSENTOS DE CARRO INFANTIL/ASSENTOS BOOSTER para uso de 9 meses até 12 anos

Esta é a cadeirinha que seu filho usará por mais tempo – de aproximadamente de 9 meses até 12 anos. O uso dessa cadeira garante que seu filho tenha uma proteção de impacto lateral durante todo o período de uso. Recomendamos que você use um assento pelo maior tempo possível, mesmo que não seja mais exigido pela lei nacional para dar ao seu filho o melhor tipo de proteção.

Quando parar de usar um assento?

Passo 1: Verifique a limitação peso/altura do seu assento

Se o seu assento for aprovado para ece R44-04, você tem que parar de usar seu assento uma vez que o peso máximo tenha sido atingido, que é de 36 kg com base no regulamento.
Se o seu assento for aprovado para o UN R129, você tem que parar de usar o assento uma vez que a altura máxima tenha sido atingida, que é de 150 cm com base no regulamento.

Passo 2: Confira suas leis nacionais

Cada país tem regulamentos diferentes em suas leis nacionais por quanto tempo uma criança deve usar uma cadeirinha infantil. Na maioria dos países, o mínimo é de 135 cm ou 12 anos.

Passo 3: Confira como seu filho se senta no carro sem cadeirinha para crianças

Além dos passos 1 e 2, você pode fazer a "verificação de 5 pontos" para ver se o corpo do seu filho estaria pronto para sentar no seu carro sem uma cadeirinha infantil. Se um desses 5 pontos ainda não for alcançado, seu filho ainda deve sentar-se em um assento:

  1. Eles podem sentar-se com as costas alinhadas contra o encondo o banco do veículo?

  2. Ao fazer isso, faça seus joelhos curvar-se sobre a borda do assento do veículo

  3. O lapbelt fica abaixado sobre os ossos da pélvis e não na região da barriga?

  4. O cinto de ombro está bem no ombro e não está muito perto do pescoço ou deslizando por cima do ombro?

  5. Seu filho entende e consegue sentar-se corretamente no banco do veículo sem deslizar ou inclinar-se?